sábado, 4 de dezembro de 2010

emocore

Origem:

Na década de 80 grupos do gênero punk rock faziam sucesso nos EUA, inclinando-se levemente à expressão do sentimento pela música. Não demorou muito até surgirem bandas como “Embrace” e “Rites of Spring”, além de “Gray Matter”, “Dag Nasty” e “Fire Party” que receberam o título de Emotional Hardcore (Hardcore Emocional) devido à ênfase na emoção. A origem do nome Emocore veio após um show do grupo Embrace (alguns contestam ser o show desta) onde um fã gritou para a banda “You’re Emo!” (“Você é Emo!”) referindo-se à emoção promulgada pelo grupo.

Assim como todo grupo, a evolução dos grupos “emos” alcançou um destaque na sociedade. Mas com a evolução do estilo trouxe também o repúdio ao título “emo” uma vez que este possui sentido pejorativo. Contudo adeptos de todo o mundo já podem ser percebidos em todos os cantos das cidades. Mais especificamente no Brasil, em lojas, casas lotéricas, igrejas e mais ainda em shows de bandas musicais podem ser visto “emos” que não têm medo de se demonstrarem como promulgadores de uma nova lei de sobrevivência social.

Quando se fala de sobrevivência social aqui neste artigo refere-se à tentativa de se definir melhor na sociedade em que se vive não negando os valores que são particulares da pessoa. Isso é crucial para a perfeita interação do indivíduo com a sociedade em que se vive. Se for observada a Alemanha de 1933, quase todo o povo se aliou em juramento com Hitler e sua promessa da Nova Alemanha, todavia o mesmo povo, uma década mais tarde, já não se adequava com as idéias nazistas de 1933, criando assim uma sociedade morta, que vivia os valores que já não mais a significavam como um povo alemão. O alemão não se via como o alemão que Hitler pregava, ou pelo menos não mais se conseguia ver assim.

Com os “emos” isso também é fato: Na tentativa de não cometerem suicídio social, ou de auto-anulação na sociedade, o grupo passou a ter novas regras de convívio e expressão, caracterizando-os como um grupo à parte que já não mais se vê isolado da sociedade só porque não se expressa como deve em suas consciências. Após formado o grupo “emo”, juntamente com sua forma de pensamento, já não é mais preciso se esconder como um indivíduo rebelde.

Entretanto se vê na sociedade atual muitos que não aceitam os “emos” como pessoas normais, e sim como rebeldes e depravados. Mas tal visão é um erro já que ser rebelde aqui não é ser depravado ou provocador de motins e sim alguém que se expressa diferente dos demais. Entretanto não se pode negar que há no meio “emo” pessoas que não se comportam como verdadeiros “emos”, mas como desordeiros. Todavia isso é realidade de qualquer grupo social. Ninguém se isenta disso.

Características:

Mas o que é ser “emocore”? Quais são suas características? Como podem ser definidos?

Ser “emo” é:
• Gostar de música emocore (que expressa o valor do sentimento);
• Viver na Internet e no Orkut;
• Ser emotivo;
• Demonstrar explicitamente formas de carinho seja heterossexual ou homossexualmente;
• Aceitar a opção sexual alheia;
• Criticar a violência;
• Escrever diários, músicas e poemas;
• Ter o estereótipo de punk unido com símbolos, figuras e detalhes infantis. É a mistura de “rebeldia” com “inocência”;
• Cabelos com franjas nos olhos. Geralmente a franja em um dos lados somente denota não-definição de sexo;
• Não curtir drogas. Contudo a bebida e o cigarro são aceitos;
• Lutar por um mundo sem violência.










Nenhum comentário:

Postar um comentário