domingo, 12 de dezembro de 2010

Nerd




Nerd
é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas actividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e considerado um solitário pelos seus pares. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia. Sendo assim, o nerd não é em todos os casos o mais inteligente ou esperto, mas aquele que se interessa por assuntos, desde conhecimentos em geral à animes e séries de ficção científica, que são ignorados pela maioria.
Um pouco de história

Uma característica curiosa sobre os Nerds é que mesmo sofrendo essa exclusão social, eles não deixaram de serem "tarados", não podiam ver uma mulher bonita que logo pensavam em "sexo", o que normalmente eles não fazem muito, esse fato pode ser constatado facilmente na série "The Big Bang Theory". Porém hoje em dia esse estereótipo já não é mais seguido à risca, muitos são grandes empresários (Ex: Bill Gates), com estilo de vida totalmente diferente dos anos 60. E não tem nenhum problema em se assumir. É uma nova Tribo Urbana que vem ganhando espaço.

A expressão "Nerd" surgiu no fim dos anos 50 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Alguns dizem que há uma versão na qual a palavra deriva de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel). Ou seja, atribuída àqueles indivíduos que trabalhavam no laboratório de tecnologia, que eram dados a passar noites em claro nas suas pesquisas. Este termo tem com objetivo uma única função, denominar as pessoas com inteligência geralmente acima da média, com alguma dificuldade em se relacionar socialmente, e que não obedece aos padrões, principalmente físicos e intelectuais, da sociedade tornando-se uma pessoa marginalizada, tímida e solitária.

Os Nerds são conhecidos por um determinado estereótipo, muito divulgados em filmes ou desenhos animados, que geralmente não correspondem à realidade total. Eles não têm um padrão próprio de vestuário e podem ser muito sociáveis se sentirem confortáveis no ambiente.

Apesar de serem uma Tribo Urbana, pode ser difícil reconhecê-los no dia-a-dia, pois, ao contrário das outras tribos, não tem um estilo facilmente reconhecível à primeira vista, porém com um convívio prolongado, é possível claramente diferenciá-los. Tampouco gostam dos mesmos tipos de música, e nem todos frequentam os mesmos lugares (apesar de uma grande parte frequentar convenções de quadrinhos e ficção científica ou mesmo, preferirem ficar em casa, envolvidos em suas atividades).

Sub-grupos

Há muitos 'sub-grupos' de nerds. Dentre eles, destacam-se:















Nenhum comentário:

Postar um comentário